Nitrogênio líquido refrigerado (N2)
Especificações técnicas:
Nº ONU: 1977
Dados Técnicos do Produto
Propriedades:
Gás liquefeito refrigerado, incolor, inodoro, não-reativo. Atua como asfixiante por deslocamento do ar atmosférico. Pode ser considerado um gás inerte.
Peso molecular: 28,01 g/mol
Densidade relativa: 0,9685 (ar=1) a 21 °C
Temperatura crítica: -147,1 °C
Pressão Crítica: 34,62 kgf/cm2 abs.
Volume específico: 0,86 m3/kg
Ponto de Congelamento a 10 psig: - 209,9 °C
Ponto de Ebulição a 10 psig: - 195,80 °C
Massa Específica a 21 °C e 1 atm: 808,5 kg/m3
Características:
Risco principal: queimaduras por congelamento e sufocação.
Toxidez: simples asfixiante
Potencial de inflamabilidade: não é inflamável
Odor: inodoro
Efeitos:
Exposições e primeiros-socorros
Características de risco
O Nitrogênio é um gás asfixiante, pois desloca o oxigênio do ar, que está em sua concentração no ar atmosférico de 20,95%. O aumento da concentração do Nitrogênio em um ambiente, provoca a queda da concentração de oxigênio. Se essa queda chegar a 16% ou menos, pode causar distúrbios da coordenação motora e acelerar o pulso e a frequência respiratória. Ao chegar a 14% o indivíduo sente-se cansado, com dificuldade para respirar e tontura. Com 10% sente náuseas, pode perder a consciência e sentir dificuldade para gritar ou se movimentar. Se cair para 6% o indivíduo convulsiona e tem parada respiratória, minutos depois tem parada cardíaca e morre.
O nitrogênio no seu estado líquido pode causar queimaduras na pele devido a temperatura criogênica.
Primeiros-socorros:
Levar o indivíduo a um local arejado se houver inalação moderada. Em caso de parada respiratória, proceder com respiração artificial ou boca-a-boca; consultar um médico, se houver dificuldade para respirar, fazê-lo imediatamente.
Se houver contato com os olhos, lavar abundantemente com água e retirar lentes de contato, se for o caso. Consultar um médico.
Quando em contato com a pele remova as roupas e banhe-se em água morna (40 ºC).
Equipamentos de Proteção Individual:
Combate a incêndios:
O Nitrogênio não é um produto inflamável. Deve-se tomar cuidado com a possibilidade de rompimento do cilindro e caso de calor excessivo do fogo.
Em caso de incêndio, retire todo o pessoal do local. Resfrie o cilindro por 30 minutos com jatos de água em forma de neblina, protegido atrás de paredes. No caso de incidência de chamas, não se aproxime do recipiente, há risco de explosão. Os recipientes possuem dispositivo de alívio de pressão que libera a sobre-pressão do conteúdo em caso de exposição a altas temperaturas.
Controle de vazamentos:
Em caso de vazamento deve-se retirar todo o pessoal do local. Se não houver risco, interrompa o vazamento, retire do recinto materiais inflamáveis e fontes de ignição, interrompa a energia elétrica e desligue fontes geradoras de faíscas.
Ventile o local ou remova o cilindro para local ventilado. Antes de permitir o retorno do pessoal deve-se assegurar que o local já foi bem ventilado e, se for local confinado, deve-se verificar se há oxigênio suficiente.
Manuseio e Armazenamento
Manuseio:
Armazenamento:
Aplicações
O nitrogênio líquido é utilizado em criogenia e crio cirurgia para o tratamento das lesões cutâneas e também no tratamento do câncer de colo de útero.
Devido a sua baixa temperatura, é utilizado na indústria alimentícea como refrigerante, para o congelamento e transporte de alimentos. Essa sua característica o permite ser utilizado também na conservação de corpos e células reprodutivas sexuais e femininos, ou qualquer outras amostras biológicas.