Argônio Líquido Refrigerado (Ar)
Nº ONU: 1951
Dados técnicos do Produto
Propriedades:
Gás liquefeito, incolor, inodoro, não-reativo, inerte, frio e sob pressão. Atua como asfixiante por deslocamento do ar atmosférico. Está presente no ar atmosférico na ordem de 0,9% e não forma composto estável com outros elementos.
Peso molecular: 39,95 g/mol
Densidade relativa: 1,378 (ar=1) a 21ºC
Temperatura crítica: -122,5 ºC
Pressão Crítica: 49,61 kgf/cm2 abs.
Volume específico: 0,61 m3/kg
Ponto de congelamento: -189,4ºC
Ponto de ebulição: -185,9ºC
Massa Específica a -185,9 ºC e 1 atm: 1392 kg/m3
Características:
Risco principal: queimaduras por congelamento e sufocação
Toxidez: simples asfixiante
Potencial de inflamabilidade: não é inflamável
Odor: inodoro
Efeitos:
Manuseio e Armazenamento
Manuseio:
Armazenamento:
Exposisões e primeiros-socorros
Características de risco
O Argônio desloca o oxigênio do ar, que está em sua concentração no ar atmosférico de 20,95%. O aumento da concentração do argônio em um ambiente, provoca a queda da concentração de oxigênio. Se essa queda chegar a 16% ou menos, pode causar distúrbios da coordenação motora e acelerar o pulso e a freqüência respiratória. Ao chegar a 14% o indivíduo sente-se cansado, com dificuldade para respirar e tontura. Com 10% sente náuseas, pode perder a consciência e sentir dificuldade para gritar ou se movimentar. Se cair para 6% o indivíduo convulsiona e tem parada respiratória, minutos depois tem parada cardíaca e morre.
O argônio líquido pode causar queimaduras graves na pele devido a sua baixíssima temperatura.
Primeiros-socorros
No caso de inalação moderada levar o indivíduo a um local arejado. Em caso de parada respiratória, proceder com respiração artificial ou boca-a-boca; consultar um médico, se houver dificuldade para respirar, fazê-lo imediatamente.
Se houver contato com os olhos, lavar abundantemente com água e retirar lentes de contato, se for o caso. Consultar um médico.
Quando em contato com a pele remova as roupas e banhe-se em água morna (40 °C).
Equipamentos de Proteção Individual:
Combate a incêndios:
O argônio é um gás não inflamável.
Em caso de incêndio retire todo o pessoal do recinto. Resfrie os recipientes com jatos d’água a uma distância segura e protegido atrás de paredes. Remova os recipientes para longe da área de fogo, pois podem se romper devido ao calor. Os recipientes possuem dispositivo de alívio de pressão que libera a sobre-pressão do conteúdo em caso de exposição a altas temperaturas.
Controle de vazamentos:
No caso de vazamento, retirar todo o pessoal do locar e interromper o vazamento, se essa medida não apresentar risco.
Ventile o local e leve o cilindro para um local aberto ou ventilado. Antes de permitir a entrada do pessoal ao local, verificar se o local foi bem ventilado e se há oxigenação suficiente.
Aplicações:
As aplicações do Argônio Líquido são basicamente as mesmas que a do Argônio Gasoso, a razão dele ser vendido na forma líquida é que a sua capacidade de ser armazenado é muito maior na forma líquida do que na forma de gás.
É utilizado para a criação de atmosferas inertes (ausência de Oxigênio), em analisadores como: Espectrofotômetros de Absorção Atômica com Forno de Grafite, Espectrômetros a Plasma e como gás de arraste em cromatografia. O Analisador denominado ICP-OES substitui com vantagem o Analisador Absorção Atômica, por ser mais sensível e porque analisa mais elementos químicos.
Industrial - Utilizado em misturas de proteção para solda e enchimento de lâmpadas. Na Indústria Metalúrgica para soldas.
Medicinal – Utilizado no acionamento do bisturi elétrico.